NÚMERO DE ALUNOS INSCRITOS NO IBS CAREER FORUM REGISTA FORTE AUMENTO

Organizada anualmente pela escola de gestão do ISCTE, a feira de emprego líder de recrutamento em universidades portuguesas regista, na sua 14ª edição, um forte aumento do número de inscrições de alunos – já ultrapassa as 600. “As speed interviews de alunos com as empresas estão a esgotar”, afirma Nádia Leitão, da organização. A edição deste ano conta com a participação de mais de 50 empresas da banca, finança, retalho e serviços e marketing. Metade dos alunos consegue aqui o seu primeiro emprego. Dias 1 e 2 de fevereiro, no ISCTE.

O 14º fórum de emprego da ISCTE Business School (IBS) volta a recrutar alunos de gestão na feira de emprego que decorrerá nos próximos dias 1 e 2 de fevereiro, respetivamente quarta e quinta-feira. Este ano, o número de inscritos já ultrapassou os 600 alunos, que poderão vir a ser recrutados pelas cerca de 50 empresas participantes, entre as quais multinacionais como a Accenture, Deloitte, EDP, PwC, Grupo Brisa, Jerónimo Martins ou Vodafone. O potencial de empregabilidade ronda os 50%.
“O crescente número de inscritos no IBS Career Forum confirma o enorme potencial que os alunos aqui têm de arranjar o seu primeiro emprego”, explica Nádia Leitão, do IBS Career Services, responsável pela organização. “Cerca de metade dos alunos dos Mestrados da ISCTE Business School e das Licenciaturas fica empregue nas empresas presentes neste fórum”, salienta ainda.
A 14ª edição do IBS Career Forum decorre nos dias 1 e 2 de fevereiro, entre as 9h00 e as 18h00. O primeiro dia é dedicado às áreas financeira e de consultoria, enquanto o segundo, quinta-feira, será centrado no Marketing, Retalho e serviços.
O sistema de partilha de informação entre alunos e empresas presentes, já testado na edição anterior, volta a simplificar a troca de curricula. “Esta forma de partilha de informação é muito útil e acelera todo o processo já que cada empresa participante acede digitalmente ao cartão de estudante do aluno, que integra todos os seus dados curriculares, através de um simples dispositivo móvel”, explica Nádia Leitão.

A feira da IBS regista também grande procura por parte de alunos de outras escolas do ISCTE e de outras universidades. “Vêm cada vez mais alunos de outras universidades, muitos dos quais já seniores e/ou ex-alunos, e muitos deles estrangeiros”.

As apresentações das empresas serão, este ano, maioritariamente em inglês. Além da partilha de informações entre alunos e empresas – realizada nos stands que vão acolher as empresas no campus do ISCTE –, o evento será marcado pela apresentação dos processos de recrutamento e seleção realizada pelos representantes de cada uma das empresas. Serão também ministrados diversos workshops temáticos, tais como “Ser o Candidato Ideal” (Hays); “Da Candidatura ao Emprego” (Everis) e “Managing Up” e “Personal Branding” (Jerónimo Martins). Haverá ainda uma apresentação do Programa de Estágios PEPAC-Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Tempo ainda, nestas duas jornadas, para as speed interviews (entrevistas rápidas de cinco minutos), com candidatos selecionados pelas empresas, e um Business Breakfast que promove o networking entre os alunos-embaixadores IBS Career Forum com as empresas participantes.